4 motivos que fazem o adesivo com cola solvente melhor que o vinil de envelopamento à base d’água na hora de envelopar seu carro ou moto

4 motivos que fazem o adesivo com cola solvente melhor que o vinil de envelopamento à base d’água na hora de envelopar seu carro ou moto

A principal função da cola em um vinil autoadesivo é segurar a retração do vinil após a aplicação, além de proporcionar maior aderência ao material. Não é à toa que o adesivo solvente tem um custo maior, porém, é definitivamente o produto que mais vale a pena para aplicações externas em longo prazo. E para não errar na sua escolha, é imprescindível que você saiba as diferenças entre a cola base d´água e solvente, além dos principais motivos para escolher um vinil de cola solvente. Vamos te contar tudo neste artigo!

1. Mais resistentes

Os vinis de cola solvente não são facilmente diluídos pela umidade, nem afetados por solventes industriais. Isso resulta em materiais que podem ser utilizados em aplicações úmidas, sem afetar drasticamente o tempo de cura.

Assim, a cola altamente resistente e durável passa a ser a melhor escolha para envelopamento e personalização automotiva, principalmente no Brasil, onde a variação climática exige mais resistência de produtos químicos. Assim, a cola solvente apresenta inclusive desempenho para resistir ao efeito da água e outras substâncias químicas. 

Outro fato importante a ser considerado é que temperaturas altas e baixas também não são problemas para esse tipo de cola nos vinis. 

2. A prova de intempéries

Já sabemos que os adesivos à base de solvente são ideais para envelopamentos e customizações automotivas devido à sua alta durabilidade e resistência. O que talvez você não saiba é que o adesivo à base de solvente é a prova de intempéries já que uma vez instalado, não é afetado por chuva, umidade, maresia e exposição ocasional a solventes industriais e compostos orgânicos voláteis. 

Eles inclusive são indicados para sinalizações de longo prazo, imagens em veículos personalizados e identificação de frotas, sinalização de segurança industrial, tráfego e muito mais já que contatos com água, frio, altas e baixas temperaturas, água salina ou qualquer outra intempérie são fichinha para esta supercola.

 

3. Maior aderência em vários tipos de superfícies

Mesmo que estejamos falando sobre envelopamento automotivo que envolve superfícies metálicas, é importante destacar que este tipo de cola promove maior aderência em diversos substratos como vidros, plásticos, madeiras, fibra e muito mais devido à sua composição.

E para entender esta maior aderência, é importante entender a composição deste vinil. Vamos lá: ele é um adesivo composto por polímeros acrílicos ou resina dissolvidos em solvente (geralmente tolueno ou acetato). É esta composição que faz com que o vinil tenha ótima resistência a água e maior poder de adesão entre os adesivos acrílicos, além de serem mais resistentes a produtos químicos e intempéries, como citamos anteriormente.

4. Alta durabilidade e resistência

Pelo fato de os vinis adesivos com cola solvente fornecerem maior desempenho às intempéries que veículos são submetidos e terem uma melhor performance em todos os aspectos, eles apresentam alta durabilidade e por isso são os queridinhos dos envelopadores e dos consumidores em geral, que preferem o uso de vinil adesivo a pintar o carro. Quem conhece as especificidades deste tipo de cola no vinil, sabe que escolhê-la é sinal de um resultado muito superior no envelopamento do seu veículo.

O que é vinil de revestimento?

Material fabricado a partir de um tipo de plástico chamado PVC (policloreto de vinil), o adesivo de vinil é bastante resistente e maleável, além de impermeável. Por isso é um material tão utilizado em envelopamento de veículos, além de vitrines, vidros e paredes, que são locais sujeitos à contato direto com água além de diferentes temperaturas e elementos como sujeira e poeira. Sua maleabilidade permite que o produto seja manuseado várias vezes e também não estrague.

O silicone é a camada que impede que o adesivo e o vinil se misturem, enquanto a protetor é aquela película que retiramos antes de colar o adesivo. Sua função é proteger a cola do adesivo para que ela não ative ao tocar em qualquer superfície.

A camada adesiva é composta por uma cola que é ativada ao pressionar o adesivo contra uma superfície, fazendo assim com que o vinil fixe onde você desejar. Essa cola pode ser feita à base de água, como comumente acontece, ou pode ser feita à base de solvente, que torna a cola mais potente e eficaz.

Qual a diferença da cola solvente para a cola à base d´água?

Outro material bastante conhecido no mercado são aquelas com adesivo à base de água, também chamados de adesivo acrílico aquoso, emulsão ou dispersão. É uma opção mais barata se comparada ao adesivo à base de solvente, no entanto, outras substâncias que também sejam a base d’água podem causar danos e enfraquecer o adesivo por possuírem a mesma base. Outra desvantagem deste tipo de cola é que facilmente deixa resíduo quando o vinil é retirado, restando aquelas marcas indesejadas no veículo. Este fato não correr com os materiais que tem como base a cola solvente.

Tantas qualidades e características resultam em um valor um pouco mais elevado em comparação ao adesivo à base d’água, no entanto o desempenho de alta qualidade é efetivo e oferece maior retorno no futuro por demandar menor custo de manutenção.

Compartilhe:
Matéria de Sign House
Sign House Logo
O blog da Sign House tem como objetivo trazer matérias e notícias relacionados ao mercado de comunicação, envelopamento e nossos produtos. As matérias e notícias contidas neste blog são redigigas pela equipe de Marketing da Sign House, caso tenha interesse em receber as novidades se inscreva em nossa newsletter no final desta página.

Matérias Relacionadas: