9 dicas práticas de como prolongar a vida útil do seu vinil com o acondicionamento correto

9 dicas práticas de como prolongar a vida útil do seu vinil com o acondicionamento correto

Evite problemas com a má conservação do seu vinil autoadesivo: ela afeta a qualidade do seu trabalho e diminui a vida útil do material. Sua armazenagem correta é fator determinante para a qualidade do seu projeto!

A Sign House disponibiliza dicas fáceis de conservação do material, visando sua qualidade em longo prazo.

Evite a umidade
Coloque o rolo de vinil em cima de um pallet ou prateleira, nunca diretamente junto ao chão. Normalmente os liners e o tubete são a base de celulose e podem absorver a umidade, afetando o vinil.

Estocagem suspenso
O ideal é estocar o vinil horizontal e suspenso do chão, com os badoques (aquelas peças pretas que mantém o tubete arredondado) para não amassar e nem afetar o material.

Outra posição possível seria em pé no caso do vinil ser utilizado rapidamente pois as pontas podem amassar devido ao peso. Também devem estar suspensos! Diretamente no chão NUNCA!

Outra dica legal é usar um pedaço de máscara de transferência e manter o rolo fechado e protegido.

Embalagem correta do vinil
Sempre deixar o rolo de vinil acondicionado em sua embalagem original, sem exposição ao tempo

Enrole o filme sempre com a face para fora.
Com isso você evita vincos ou outras dificuldades na hora de aplicar o material na superfície.

Manter a temperatura do ambiente constante
O ambiente ideal de estocagem é um ambiente seco, protegido do sol, com temperaturas entre 18ºC a 22ºC e com 40% a 50% de umidade relativa do ar.

O Brasil é um país com diversos climas e muito sol, por isso é importante ressaltar a importância de um ambiente controlado, pois é fator determinante para assegurar a qualidade e durabilidade de um vinil.

Mais atenção em dias muito frios ou muito quentes
Nos dias muito quentes ou muito frios, é importante dobrar seus cuidados de conservação do seu material, visando manter a sua qualidade a longo prazo. Em dias muito quentes, a cola ativa mais rapidamente e por isso o reposicionamento tende a ficar mais difícil. Já nos dias frios, ocorre o contrário: a cola tende a demorar um pouco mais para ser ativada e aderir à superfície.

Em geral, aconselhamos deixar o ambiente climatizado em torno dos 20ºC com 50% de umidade relativa no ar. Quando possível, deixar o veículo um pouco em observação antes de apresenta-lo ao cliente.

Igualar as condições no ambiente de trabalho, superfície e ambiente de armazenagem
Quando o vinil é armazenado em local diferente do ambiente de trabalho, é necessário adaptar a temperatura do ambiente, preparando o vinil para ser aplicado. A mídia deve ser adaptada para que fique entre 20ºC e 25ºC, procedimento válido inclusive para fitas adesivas, filmes de laminação e outros materiais autoadesivos.

Ao mesmo tempo, se o seu vinil está quente e será instalado em um veículo que está em ambiente com temperatura mais baixa, será necessário aquecer a superfície antes da instalação. A temperatura da superfície é tão importante quanto a do próprio vinil.

Manuseio do vinil
Ao manusear o vinil, recomendamos o uso de luvas de algodão para não sujar ou passar gordura ao material. No caso de impressão, confira se o perfil de cor é o adequado para o vinil utilizado e deixe o material secar para evitar aquele efeito chiclete ou até forçar um encolhimento do vinil após a aplicação! Recomendamos que deixe secar por pelo menos 72 horas.

Se atente ao prazo de validade e tempo de armazenagem.
O vinil possui uma vida útil de 2 anos de armazenagem, acima disso pode começar a surgir dificuldades de aplicação e durabilidade do material. Importante ressaltar que a durabilidade é diferente para cada tipo de vinil!

Boas aplicações!

 

Compartilhe:
Matéria de Sign Supply
Sign House Logo
O blog da Sign House tem como objetivo trazer matérias e notícias relacionados ao mercado de comunicação, envelopamento e nossos produtos. As matérias e notícias contidas neste blog são redigigas pela equipe de Marketing da Sign House, caso tenha interesse em receber as novidades se inscreva em nossa newsletter no final desta página.

Matérias Relacionadas: