Filme de proteção ou película de proteção, uma solução eficiente para a proteção da pintura do seu carro

Filme de proteção ou película de proteção, uma solução eficiente para a proteção da pintura do seu carro

O Filme de proteção é uma solução mais segura que polimento

Sabe quando você compra um celular novo e o protege com uma película? Tudo isso para manter ele novinho? E se você pudesse fazer o mesmo com o seu carro e a proteção aplicada funcionasse ainda melhor que a película no celular?
O filme de proteção é basicamente uma lâmina de filme transparente que forma uma camada protetora para a pintura do seu carro.
Poucas coisas são tão frustrantes quanto voltar para o carro no estacionamento do shopping ou do supermercado e dar de cara com aquele risco feito por outra pessoa, seja por descuido, desleixo, seja por maldade. Além de tirar a beleza do veículo e desvalorizá-lo no mercado, você sabia que um risco pode danificar a lataria do seu carro?

Embora atualmente a pintura automotiva seja um dos maiores diferenciais estéticos de um veículo, sua real função é a de proteger a lataria das intempéries da natureza. Quando exposta a chuva, sol e maresia, por exemplo, ela enferruja e fica cada vez mais frágil. A pintura evita esse processo.
Existem três formas mais comuns de consertar esses pequenos riscos:

Polimento

O polimento é a forma mais comum de tirar manchas, riscos e marcas de queimado na lataria. Em resumo, uma lixa é passada na pintura para diminuir a camada do verniz até igualá-lo e tirar o risco. O processo, embora eficaz, é bem danoso, uma vez que desgasta o verniz que protege a tinta. Por isso, nunca se deve polir um carro 0 km.

Cristalização

A cristalização é a aplicação de uma resina protetora à base de teflon que dura aproximadamente 6 meses. Essa resina é colocada sobre a pintura a fim de protegê-la e aumentar sua durabilidade, sendo eficaz também para proteger a pintura contra aqueles danos menores, como pedriscos em estradas e abertura de porta do carro vizinho. Assim como o polimento, a cristalização não é recomendada para carros 0 km, pois, ao sair de fábrica, o veículo está sem defeitos e com sua pintura em perfeito estado.

Vitrificação

A vitrificação talvez seja a forma química mais eficaz para proteger o seu veículo. Trata-se de um processo incorporado ao verniz da pintura, como um reforço a esse verniz. Essa proteção é mais eficaz que as anteriores, protegendo inclusive a pintura da acidez das fezes dos pássaros, por exemplo, além de proteger a pintura dos raios UV. A vitrificação costuma durar até 3 anos, mas requer cuidados constantes. Diferentemente dos outros processos, a vitrificação é recomendada somente para veículos 0 km, pois quaisquer danos, arranhões ou amassados permanecerão no veículo.

Todas essas técnicas são eficazes para proteger o carro, mas, como deu para perceber, cada uma tem sua finalidade específica. O custo pode variar, mas ainda assim nada impede de você voltar para pegar o carro no estacionamento do shopping depois de um filme legal e ter sua noite estragada por causa de um risco enorme na lataria do seu carro.

Mas existe, de fato, alguma maneira de impedir que seu carro seja riscado ou arranhado?

Sim, com filmes de proteção de pintura!

O filme de proteção funciona de forma similar aos vinis adesivos clássicos em customização automotiva, como o Oracal 651 ou o Premium 970, perfeitos para envelopamentos. Contudo, ele é um filme transparente e sua função é proteger a pintura.

Uma das vantagens desse filme é que não é preciso envelopar o carro todo. É possível proteger apenas as partes que têm alto risco de serem danificadas, como para-choques, capô e laterais, uma vez que esse filme, por ser transparente, não altera a cor original do veículo. Não é necessário, por exemplo, aplicar no teto.
Em geral, os adesivos convencionais vêm em diversas espessuras, que podem variar de 70 a 100 mícrons, o que não garante uma boa proteção. Contudo, alguns produtos da série Oraguard vão de 130 a 200 mícrons, chegando a ser o dobro da espessura dos adesivos convencionais e é indicado para proteção! Isso permite ao Oraguard Stoneguard feitos impressionantes, dessa maneira o seu carro realmente vai ficar protegido até mesmo dos mal-intencionados!

Para melhorar, o filme protege a pintura do veículo de uma maneira que combina os efeitos da vitrificação e da cristalização em um só. Filmes de proteção, como os Oraguards, têm filtro UVA e UVB, bem como resistência à abrasão e à maioria dos agentes químicos, como chuva ácida e fezes de pássaros. Isso protege a pintura do carro, impedindo-a de queimar e mantendo-a intocada.

Finalmente, alguns produtos premium, como o Oraguard Stoneguard 283, são feitos de poliuretano, que são à base de cana de açúcar e têm qualidades regenerativas. A vantagem disso é que esses produtos voltam a sua forma original ao serem aquecidos pela própria luz do sol, mesmo depois de sofrerem danos (como os do vídeo acima). Então, no caso de riscos menores, basta deixar o carro ao sol num dia ensolarado e ele ficará como se tivesse saído de um polimento! E tudo isso sem nem ao menos danificar o verniz!

A Sign House é importadora de produtos Orafol, fabricante alemã de vinis autoadesivos com mais de 200 anos de tradição e qualidade. Você pode conferir no nosso site toda a linha de vinis filmes adesivos, como o Oraguard Stoneguard, além de uma ampla linha de produtos.

Compartilhe:
Matéria de Sign Supply
Sign House Logo
O blog da Sign House tem como objetivo trazer matérias e notícias relacionados ao mercado de comunicação, envelopamento e nossos produtos. As matérias e notícias contidas neste blog são redigigas pela equipe de Marketing da Sign House, caso tenha interesse em receber as novidades se inscreva em nossa newsletter no final desta página.

Matérias Relacionadas: