Está cansado de espremer seu orçamento e não sobrar nada para a sua empresa? Gostaria de estratégias para conseguir mudar esse jogo, aumentar seus lucros e ter menos dor de cabeça?
Neste post, vamos mostrar 3 detalhes que você dele levar em consideração na hora de escolher o vinil autoadesivo que seja ideal para seus trabalhos com comunicação visual e que te dê a possibilidade de ir mais longe e lucrar mais no seu negócio.
Como você já deve saber, o mercado de comunicação visual é extremamente agressivo e competitivo. Quando se trabalha com adesivos para fachadas e envelopamento de frotas, a história é sempre a mesma: quão barato será o serviço?
E a maioria dos empresários e aplicadores fará o que for possível para oferecer o preço mais baixo, sacrificando, às vezes, seu lucro para conseguir segurar o cliente, mas seria essa a solução mais saudável e eficaz para fidelizar seu cliente e se destacar nesse mercado tão hostil?
Você vai perceber que algumas mudanças na maneira de pensar e de agir de agir, principalmente ao tratar com o seu consumidor, podem trazer excelentes resultados e tornar o seu negócio mais eficaz e interessante a esse consumidor!
Vinis adesivos para frotas: quando o barato sai caro
A customização e envelopamento de veículos não é um nicho reservado somente para os fãs de carros esportivos e customizados. No ramo de comunicação visual, por exemplo, isso se tornou um bom negócio para todas as partes. Tomemos o exemplo de veículos adesivados para frotas.
Para o consumidor final, foi uma maneira de oferecer carros padronizados com um custo reduzido e uma maior possibilidade de revenda dos veículos, afinal, é possível, com vinis adesivos como o Oracal 651, aplicar seu logo na porta de veículos e, com produtos como o Oracal 751, fazer até mesmo todo o envelopamento.
Além disso, determinados produtos, como o adesivo para impressão Orajet 3551, são excelentes para colocar artes complexas ou até anúncios em laterais de caminhões ou janelas traseiras de veículos.
A grande disponibilidade desses produtos no mercado cria uma competição acirrada, e a maioria dos aplicadores acaba optando pelo produto mais barato do mercado.
Mas será que abaixar o preço é mesmo a melhor solução?
As razões que levam uma empresa a customizar e a envelopar um veículo são 3: comunicar ao público sua marca, proteger o veículo de intempéries e diminuir sua desvalorização na revenda.
Considerando que é isso que o consumidor busca, cabe ao aplicador oferecer: um serviço de qualidade, o melhor preço e um atendimento de excelência. Essas condições são necessárias para que o negócio dê certo.
Um produto de primeira qualidade, como a linha Oracal, da fabricante alemã Orafol, pode fazer toda a diferença, uma vez que, embora tenha o preço mais elevado, possui uma tecnologia única que o destaca de seus concorrentes.
Embora adesivos premium para veículos sejam mais usados para customizar ou envelopar um veículo de lazer, eles costumam ser também a melhor opção para o uso do mercado de frotas devido a suas propriedades e matérias-primas que possibilitam a entrega de um serviço de maior qualidade e duradouro.
Os fatores que um aplicador deve considerar ao escolher o produto ideal para trabalhar são:
1 Menos tempo de mão de obra
Os vinis adesivos premium são de mais fácil aplicação, ajustando-se melhor às formas irregulares. Adesivos de alta performance como o Orajet 3951 , podem ser aplicados em curvas extremamente complexas e até mesmo sobre superfícies rugosas e rebites, como a lateral de um caminhão. Como dissemos em outro post, os vinis cast são ideais para envelopamentos.
Em aplicações menos complexas do que corrugados, um vinil de alta performance, como o Orajet 3551, é uma excelente alternativa. Pois é um vinil de qualidade superior e com com melhorcusto benefício.
Uma aplicação mais rápida garante uma maior produtividade, que é fundamental quando você precisa envelopar diversos carros de um mesmo cliente num prazo curto. Outro detalhe de uma mão de obra eficaz é que o cliente fica menos tempo com seu carro “encostado” na loja e pode utilizar mais o veículo. Veículo adesivado (ou qualquer outro veículo comercial) parado é prejuízo.
2 Paleta de cores precisas
A cor é um fator determinante quando falamos de comunicação e marketing. Tanto o Facebook como o Twitter têm logotipos brancos e cores de fundo azul, mas os azuis são diferentes.
O sol e a chuva castigam veículos expostos ao tempo, e ter a garantia da cor é fundamental. Um cliente não vai querer olhar seu carro que foi adesivado há um ano e ver uma cor mais “lavada” que a de um veículo que acabou de ser envelopado.
Por isso, é melhor que você trabalhe com produtos que garantam a cor do veículo por mais tempo. Tenha em mente também que existem alguns produtos, como o Oraguard, que funcionam como uma película extra, prevenindo o vinil de danos causados por pedras e outros objetos que podem rasgar o vinil.
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3 Facilidade na remoção
Explicamos aqui os tipos de cola e também mostramos o quanto alguns produtos podem danificar a pintura no momento de remover o adesivo do veículo. Vinis à base de cola solvente são mais fáceis de retirar e não grudam na pintura, o que garante um veículo protegido e uma entrega mais rápida, reduzindo ainda mais o tempo de mão de obra que será dedicado a um veículo.
Existem outros fatores que podem ser levados em conta. Por exemplo, é sempre bom avaliar um liner de qualidade que mantenha a qualidade do adesivo e que não grude. Vale a pena também investir em mão de obra competente e em treinamentos. Um aplicador que entende do adesivo que aplicará desperdiça menos material, diminuindo o gasto e o custo.
Atitudes como essa garantem ao cliente que seu veículo estará sempre nas condições contratadas e que, após a retirada do adesivo, o veículo estará mais preservado.
Quando o aplicador (neste caso você) conhece a matéria-prima com a qual trabalha, ele vai poder mostrar a seu cliente as vantagens de um produto melhor, como economia. Um envelopamento usando o produto Oracal 970 mantém sua estrutura, cor e aderência por um período de até 8 anos*, tempo que pode ser suficiente para o cliente trocar de frota sem jamais precisar readesivar o veículo.
É claro que um serviço dessa qualidade tem um preço mais elevado, mas, ao avaliar os prós e contras, o cliente verá que, embora pague mais caro por uma adesivação ou envelopamento, terá um serviço que lhe trará menos tempo perdido e um melhor custo-benefício.
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*dependendo do produto utilizado