Melhor custo-benefício em vinis adesivos para profissionais de comunicação visual

Melhor custo-benefício em vinis adesivos para profissionais de comunicação visual

Está cansado de espremer seu orçamento e não sobrar nada para a sua empresa? Gostaria de estratégias para conseguir mudar esse jogo, aumentar seus lucros e ter menos dor de cabeça?

Neste post, vamos mostrar 3 detalhes que você dele levar em consideração na hora de escolher o vinil autoadesivo que seja ideal para seus trabalhos com comunicação visual e que te dê a possibilidade de ir mais longe e lucrar mais no seu negócio.

Como você já deve saber, o mercado de comunicação visual é extremamente agressivo e competitivo. Quando se trabalha com adesivos para fachadas e envelopamento de frotas, a história é sempre a mesma: quão barato será o serviço?

E a maioria dos empresários e aplicadores fará o que for possível para oferecer o preço mais baixo, sacrificando, às vezes, seu lucro para conseguir segurar o cliente, mas seria essa a solução mais saudável e eficaz para fidelizar seu cliente e se destacar nesse mercado tão hostil?

Você vai perceber que algumas mudanças na maneira de pensar e de agir de agir, principalmente ao tratar com o seu consumidor, podem  trazer excelentes resultados e tornar o seu negócio mais eficaz e interessante a esse consumidor!

Vinis adesivos para frotas: quando o barato sai caro

A customização e envelopamento de veículos não é um nicho reservado somente para os fãs de carros esportivos e customizados. No ramo de comunicação visual, por exemplo, isso se tornou um bom negócio para todas as partes. Tomemos o exemplo de veículos adesivados para frotas.

Para o consumidor final, foi uma maneira de oferecer carros padronizados  com um custo reduzido e uma maior possibilidade de revenda dos veículos, afinal, é possível, com vinis adesivos como o Oracal 651, aplicar  seu logo na porta de veículos e, com produtos como o Oracal 751, fazer até mesmo todo o envelopamento.

Além disso, determinados produtos, como o adesivo para impressão Orajet 3551, são excelentes para colocar artes complexas ou até anúncios em laterais de caminhões ou janelas traseiras de veículos.

A grande disponibilidade desses produtos no mercado cria uma competição acirrada, e a maioria dos aplicadores acaba optando pelo produto mais barato do mercado.

Mas será que abaixar o preço é mesmo a melhor solução?

As razões que levam uma empresa a customizar e a envelopar um veículo são 3: comunicar ao público sua marca, proteger o veículo de intempéries e diminuir sua desvalorização na revenda.

Considerando que é isso que o consumidor busca, cabe ao aplicador oferecer: um serviço de qualidade, o melhor preço e um atendimento de excelência. Essas condições são necessárias para que o negócio dê certo.

Um produto de primeira qualidade, como a linha Oracal, da fabricante alemã Orafol, pode fazer toda a diferença, uma vez que, embora tenha o preço mais elevado, possui uma tecnologia única que o destaca de seus concorrentes.

Embora adesivos premium para veículos sejam mais usados para customizar ou envelopar um veículo de lazer, eles costumam ser também a melhor opção para o uso do mercado de frotas devido a suas propriedades e matérias-primas que possibilitam a entrega de um serviço de maior qualidade e duradouro.

Os fatores que um aplicador deve considerar ao escolher o produto ideal para trabalhar são:

1 Menos tempo de mão de obra

Os vinis adesivos premium são de mais fácil aplicação, ajustando-se melhor às formas irregulares. Adesivos de alta performance como o Orajet 3951 , podem ser aplicados em curvas extremamente complexas e até mesmo sobre superfícies rugosas e rebites, como a lateral de um caminhão. Como dissemos em outro post, os vinis cast são ideais para envelopamentos.

Em aplicações menos complexas do que corrugados, um vinil de alta performance, como o Orajet 3551, é uma excelente alternativa. Pois é um vinil de qualidade superior e com com melhorcusto benefício.

Uma aplicação mais rápida garante uma maior produtividade, que é fundamental quando você precisa envelopar diversos carros de um mesmo cliente num prazo curto. Outro detalhe de uma mão de obra eficaz é que o cliente fica menos tempo com seu carro “encostado” na loja e pode utilizar mais o veículo. Veículo adesivado (ou qualquer outro veículo comercial) parado é prejuízo.

2 Paleta de cores precisas

A cor é um fator determinante quando falamos de comunicação e marketing. Tanto o Facebook como o Twitter têm logotipos brancos e cores de fundo azul, mas os azuis são diferentes.

O sol e a chuva castigam veículos expostos ao tempo, e ter a garantia da cor é fundamental. Um cliente não vai querer olhar seu carro que foi adesivado há um ano e ver uma cor mais “lavada” que a de um veículo que acabou de ser envelopado.

Por isso, é melhor que você trabalhe com produtos que garantam a cor do veículo por mais tempo. Tenha em mente também que existem alguns produtos, como o Oraguard, que funcionam como uma película extra, prevenindo o vinil de danos causados por pedras e outros objetos que podem rasgar o vinil.
[galeria_de_imagens]

3 Facilidade na remoção

Explicamos aqui os tipos de cola e também mostramos o quanto alguns produtos podem danificar a pintura no momento de remover o adesivo do veículo. Vinis à base de cola solvente são mais fáceis de retirar e não grudam na pintura, o que garante um veículo protegido e uma entrega mais rápida, reduzindo ainda mais o tempo de mão de obra que será dedicado a um veículo.

Existem outros fatores que podem ser levados em conta. Por exemplo, é sempre bom avaliar um liner de qualidade que mantenha a qualidade do adesivo e que não grude. Vale a pena também investir em mão de obra competente e em treinamentos. Um aplicador que entende do adesivo que aplicará desperdiça menos material, diminuindo o gasto e o custo.

Atitudes como essa garantem ao cliente que seu veículo estará sempre nas condições contratadas e que, após a retirada do adesivo, o veículo estará mais preservado.

Quando o aplicador (neste caso você) conhece a matéria-prima com a qual trabalha, ele vai poder mostrar a seu cliente as vantagens de um produto melhor, como economia. Um envelopamento usando o produto Oracal 970 mantém sua estrutura, cor e aderência por um período de até 8 anos*, tempo que pode ser suficiente para o cliente trocar de frota sem jamais precisar readesivar o veículo.

É claro que um serviço dessa qualidade tem um preço mais elevado, mas, ao avaliar os prós e contras, o cliente verá que, embora pague mais caro por uma adesivação ou envelopamento, terá um serviço que lhe trará menos tempo perdido e um melhor custo-benefício.

Ficou curioso para conhecer uma linha de produtos Premium? A Linha Oracal é a mais conceituada do mercado, e a Sign House é a maior importadora da empresa Orafol (fabricante do Oracal) do Brasil. Veja nossa linha completa de produtos Oracal

*dependendo do produto utilizado

Compartilhe:
Matéria de Sign Supply
Sign House Logo
O blog da Sign House tem como objetivo trazer matérias e notícias relacionados ao mercado de comunicação, envelopamento e nossos produtos. As matérias e notícias contidas neste blog são redigigas pela equipe de Marketing da Sign House, caso tenha interesse em receber as novidades se inscreva em nossa newsletter no final desta página.

Matérias Relacionadas: