Pintar ou envelopar seu carro e moto? O que vale mais a pena?

Pintar ou envelopar seu carro e moto? O que vale mais a pena?

Na hora de personalizar o seu automóvel ou motocicleta, é comum surgir dúvidas em relação à melhor opção a ser adotada já que pontos como durabilidade, veículo parado, manutenção, custo-benefício e outros quesitos devem ser levados em consideração. Apesar de ambas as opções promoverem a transformação que você busca, é preciso levar em consideração o que vale mais a pena de acordo com a sua expectativa.

Mas inicialmente, você sabe o que deveria levar em conta na hora de pintar ou envelopar o seu veículo?

No envelopamento, a carroceria é coberta por uma película de vinil adesivo que pode ter diferentes tipos de acabamentos e cores. E na pintura, o veículo recebe uma camada de tinta específica para latarias de veículos. Em ambos os casos, normalmente, o intuito da contratação deste serviço é personalização ou reforma, contudo, o envelopamento pode apresentar uma terceira razão: Vinis adesivos podem ser utilizados para a proteção da pintura original do veículo, preservando assim o patrimônio.

Para facilitar a sua a vida elencamos aqui as principais características e diferenças da pintura e do envelopamento para ajudar você a tomar essa decisão!

Etapas da pintura de veículos

Muitos acham que a pintura de veículos se resume à aplicação de base, tinta e verniz. Porém, a pintura automotiva contém muitas etapas antes de ser concluída, desde a preparação, aplicação e consolidação do serviço, mas em resumo:

  • Lixamento e nivelamento inicial
  • Aplicar massa, quando necessário
  • Lixar a superfície novamente para nivelamento
  • Mascarar o automóvel
  • Aplicar e lixar o primer
  • Aplicar a tinta e esperar secar
  • Aplicar o primer e esperar secar
  • Polimento do corte e lustro

Etapas do envelopamento

Quando falamos do envelopamento em veículos, o processo é mais simples e também mais rápido:

  • Limpeza da superfície
  • Desmontagem das peças visando melhor acabamento
  • Aplicação do vinil adesivo de envelopamento automotivo
  • Refilar o excesso de vinil das peças
  • Montagem das peças que foram desmontadas

Embora pareça simples, uma coisa é fato, ambos exigem a experiência de um profissional qualificado. Sabemos da forte vertente do DIY (“Faça você mesmo”, em português), mas não podemos menosprezar o trabalho de quem é especialista: Por mais que o envelopamento automotivo tenha menos etapas e o tempo entre uma e outra sejam menores, já que não exige secagem de material, não desmereça o trabalho de um envelopador, este profissional estuda constantemente para empregar as melhores técnicas no processo de envelopamento, não danificando as peças do seu veículo, assim como sua pintura original.

Assim como uma pintura amadora poderia estragar um veículo, um envelopamento malfeito resultaria na perda do material e até em danos no seu carro ou moto! Por isso é importante que em ambos os casos deixe a aplicação com um profissional qualificado.

O seu papel enquanto consumidor é conhecer as técnicas, atentar-se às vantagens e desvantagens de ambos os processos e comparar orçamentos entregues, certificando-se que o serviço executado atenderá suas expectativas.

Uma Dica: Ao escolher um profissional para cuidar do seu veículo de uma atenção especial `limpeza do ambiente, tanto para a pintura, como para o envelopamento do seu automóvel ou motocicleta, o espaço também deve estar limpo já que poluição, poeira, pó e resíduos diversos prejudicam a pintura e o envelopamento do veículo devido á aderência do vinil à lataria. Vale a pena também observar se os ambientes são bem iluminados pois isso facilita a visualização de riscos e outros defeitos, assim como a implementação do serviço.

Como são realizados os orçamentos de pintura e envelopamento do veículo?
Para o início do orçamento, envelopadores e pintores avaliarão o estado da pintura original do veículo. Os orçamentos terão um custo variável de acordo com o seu nível de degradação. Assim, o profissional avaliará o estado geral da pintura do veículo: se possui amassados, bolhas na tinta, imperfeições na superfície (em caso de modelos repintados), arranhões, pontos de corrosão, entre outros.

Alinhamento de expectativa vinil x tinta.

Um ponto importante a se destacar é que pintura de um automóvel é equivalente à pintura de uma casa. As vezes a escolha da tinta não reflete à sua expectativa de como ficará aplicado em função de inúmeros fatores. Já o vinil de envelopamento adesivo não! Com ele, você tem a garantia que a cor escolhida será aquela apresentada após o envelopamento no seu veículo

Afinal, é mais barato pintar ou envelopar?

Em média, envelopar o veículo integralmente é cerca de 45% mais barato que a pintura. Os fatores que levam em consideração este custo, além da escolha do vinil automotivo, são a questão da mão de obra e as técnicas utilizadas no processo, que não exigem ajustes posteriores(ex: nova demão de tinta, esperar a secagem, etc.) De maneira geral, o processo pode ser concluído em algumas horas, o que também barateia o processo.

Vantagens de pintar seu veículo

  • Aproveitamento para pequenos reparos: caso seu carro tenha sido batido e esteja com imperfeições na lataria, o ideal é pintá-lo no centro automotivo após os reparos necessários assim você já aproveita o pit stop
  • Antes de ser estética a pintura é uma proteção. Se bem cuidada a pintura de um veículo vai se manter por centenas de anos, por isso, ao se pensar em longuíssimo prazo a pintura é uma boa opção já que os vinis adesivos têm uma durabilidade um pouco mais curta em relação à pintura.
  • Danos como corrosão perfurativa não se resolvem apenas com o vinil autoadesivo ou pintura, sendo necessária um reparo anterior no veículo antes de escolher o método a ser utilizado.

A corrosão é uma grande vilã em qualquer cenário automotivo, pois o dano pode sair muito caro, por isso é sempre interessante investir em um método de proteção da pintura.

Vantagens de envelopar seu veículo

  • Rapidez: Em relação ao tempo, o envelopamento sempre sai a frente, ficando pronto em poucas horas. No caso da pintura, pelo fato de serem muitos processos, o tempo acaba sendo maior em comparação ao envelopamento, que não exige secagem de materiais. O processo pode levar cerca de 3 dias.
  • Proteção da pintura original: É uma alternativa interessante pelo fato de proteger a pintura original do veículo já que bons fabricantes não deixam resíduo de cola na retirada.
  • Durabilidade: enquanto um processo de vitrificação de qualidade tem uma média de 3 a 5 anos, dependendo dos cuidados e manutenção necessários, existem vinis de envelopamento automotivo com durabilidade de 8 anos.
  • Troca fácil: Quando utilizado o material correto a base de cola solvente, ao remover o vinil autoadesivo não restarão resquícios de cola e muito menos manchas, garantindo a pintura original do veículo. Enjoou? É só trocar
  • Personalização: As pinturas não contam com a versatilidade e capacidade de personalização dos vinis autoadesivos.

Afinal, é melhor pintar ou envelopar meu veículo?

Como vimos, essa resposta depende de inúmeros fatores, mas de maneira geral, envelopar é a melhor saída se considerar as vantagens elencadas neste artigo.

No mercado existem diversos fabricantes deste tipo de material que pode ser nacional ou importado e com vantagens que vale a pena você comparar.

Lembrando que existem filmes de proteção que são uma solução eficiente para a proteção de pintura do seu veículo, com filtro UVA e UVB, bem como resistência à abrasão e à maioria dos agentes químicos, como chuva ácida e fezes de pássaros. Falamos de todas as vantagens deste tipo de material aqui

Envelope sim! Com economia e agilidade você personaliza o seu veículo e ainda garante a sua pintura original, protegendo seu patrimônio.

Compartilhe:
Matéria de Sign House
Sign House Logo
O blog da Sign House tem como objetivo trazer matérias e notícias relacionados ao mercado de comunicação, envelopamento e nossos produtos. As matérias e notícias contidas neste blog são redigigas pela equipe de Marketing da Sign House, caso tenha interesse em receber as novidades se inscreva em nossa newsletter no final desta página.

Matérias Relacionadas: