Principais tendências de cores para envelopamento automotivo em 2022

Principais tendências de cores para envelopamento automotivo em 2022

Que cores usar na hora de envelopar o seu carro

O envelopamento automotivo segue sempre em alta, inclusive no Brasil. Prática já disseminada no mercado automotivo, sendo para personalizações específicas ou considerando o envelopamento total do carro, sua aplicação é adotada tanto considerando questões estéticas quanto em relação à proteção do veículo, visto que neste segundo cenário, funciona como uma camada protetora da pintura! E você que está pensando em envelopar, sabe quais cores apostar como tendência para o próximo ano?

Tendência de cores para envelopamento automotivo em 2022

As cores dos veículos exercem uma grande influência no mercado automotivo, principalmente pelo fato de serem fator determinante na hora da venda deste patrimônio. É bom ficar atento aos lançamentos dos grandes players e de tudo o que vem por aí, casando seu gosto pessoal com tendências.

Em 2022, o segmento automotivo permanece diversificando em cores e texturas para atender os diferentes públicos, além de seguir com algumas opções que já estão entre as preferências dos apaixonados por carro. E essas tendências podem ser válidas não somente ao consumidor final, mas também para frotas que apresentam uma constante rotatividade e podem se beneficiar dessas novas cores tendência inclusive para publicidade.

A Basf anualmente realiza uma análise de macrotendências para prever os tons de tinta que os projetistas automotivos usarão nos próximos três a cinco anos. E os fabricantes de vinil automotivo seguem a onda com os seus materiais de personalização. No final de 2020 as cores "verde acinzentado, bege quente e cinza grosso" foram ditadas como tendência para 2021! Parte da razão para esse movimento em direção a tons mais discretos e sutis foi devido à pandemia do novo coronavírus! E como ainda não saímos dela, os tons tendem a permanecer em 2022, já que são cores mais confortáveis e relaxantes.

Personalize com Cinza Grosso ou “Dark Seltzer”

Neste cenário, destacamos o cinza, uma das cores mais populares e modernas para envelopamentos de veículos e por este motivo, a Orafol introduziu recentemente dois novos tons ao portfólio da linha ORACAL® 970RA Premium: Millennium Grey e Steel.

Estes tons foram inspirados na cor que é grande tendência de 2021 da Pantone, o Ultimate Gray e vem para ficar em 2022. Para a marca, a cor é um estímulo aos sentimentos de moderação, estabilidade e resistência.

E que tal sair do comum com Verde Acinzentado ou “Social Camouflage”? 

Sabe aquela cor que fica ainda mais linda aplicada no veículo? O verde acinzentado, com o código de cor hexadecimal #78866b é uma forma de verde. No modelo de cor RGB #78866b é um compromisso de 47.06% vermelho, 52.55% verde e 41.96% azul. No espaço de cor HSL #78866b tem tonalidade 91° (graus), 11% saturação e 47% intensidade. Mas para a Orafol é simplesmente Olive Green de linha Oracal 970!

Outro tom que se aproxima desta realidade é o Dark Grey da Oracal, linha 651. Por mais que não seja indicado para envelopamento total, sendo utilizado para personalizações em veículos, ainda assim é uma linha superior à muitos fabricantes para este quesito

Nas versões Brilho e Fosco, ambas condizem com a proposta da nova tendência. E para quem conhece Orafol, sabe que este brilho não tem igual!

Discrição e sofisticação com bege quente ou “'Pundits Solution”

Para muitos um tom discreto até demais, para outros elegância e sofisticação! O bege é o novo branco? É comprovado, o branco é a cor de carro mais popular em escala global, representando quase 39% de todos os carros fabricados ao redor do mundo. As cores preta, cinza e prata correspondem a outros 39% dos modelos. Isso mostra que as cores neutras são tendência, fruto das cores inspiração para envelopamento automotivo em 2021 e 2022. Neste contexto, por que não apostar em cores neutras que fujam do branco? Sucesso na certa!

A linha 970 da Orafol conta com duas tonalidades que podem perfeitamente se encaixar nesta tendência: Taxibeige e Papyrus, além das cores que levam um toque de dourado como Pyrite ou Brass ou mesmo Gold.

A Orafol tem mais de 50 cores sólidas, além de foscas, especiais e metálicas

Vantagens de envelopar

De maneira geral, sabemos que o vinil autoadesivo apresenta um custo inferior em relação à pintura. Além disso, dependendo do fabricante do material, a durabilidade surpreende! O vinil protege a pintura original do veículo e ainda permite ser facilmente trocado no caso de você enjoar da cor escolhida. O tempo de aplicação do material no veículo também é muito inferior se comparado à uma pintura e você ainda tem in finitas possibilidades de personalização. Falamos de maneira mais detalha sobre as principais vantagens de adotar esta prática! Vale a pena conferir!

Assim, se o objetivo for um novo visual sem gastar muito tempo e dinheiro, além de proteger o seu patrimônio mantendo a tinta original do veículo, o envelopamento automotivo deve sim ser considerada. Converse com envelopadores renomados que te indiquem marcas confiáveis e duvide de preços muito baixos, considerando as características específicas de cada material e o que ela pode proporcionar ao seu veículo. 

Pintar ou envelopar o seu carro ou moto?

É comum surgir dúvidas em relação à melhor opção a ser adotada já que pontos como durabilidade, veículo parado, manutenção, custo-benefício e outros quesitos devem ser levados em consideração. Apesar de ambas as opções promoverem a transformação que você busca, é preciso levar em consideração o que vale mais a pena de acordo com a sua expectativa.

E não tem jeito: essa resposta depende de inúmeros fatores, mas de maneira geral, envelopar é a melhor saída!

No mercado existem diversos fabricantes deste tipo de material que pode ser nacional ou importado e com vantagens que vale a pena você comparar. Lembrando que existem filmes de proteção que são uma solução eficiente para a proteção de pintura do seu veículo, com filtro UVA e UVB, bem como resistência à abrasão e à maioria dos agentes químicos, como chuva ácida e fezes de pássaros.

Envelope sim! Com economia e agilidade você personaliza o seu veículo e ainda garante a sua pintura original, protegendo seu patrimônio 

Compartilhe:
Matéria de Sign House
Sign House Logo
O blog da Sign House tem como objetivo trazer matérias e notícias relacionados ao mercado de comunicação, envelopamento e nossos produtos. As matérias e notícias contidas neste blog são redigigas pela equipe de Marketing da Sign House, caso tenha interesse em receber as novidades se inscreva em nossa newsletter no final desta página.

Matérias Relacionadas: